29/01/2021 às 08h38min - Atualizada em 29/01/2021 às 08h38min

Setor industrial começa o ano com boas perspectivas

FOTOS: Debora Claudio

“Pelo contato que temos com as indústrias da região, sabemos que o mercado está aquecido. As empresas estão oferecendo muitas vagas técnicas e nos pedem indicação de alunos para contratação”, afirmou a supervisora de Educação dos Cursos Técnicos e Aprendizagem Industrial, Daiana M. Buzzi Neiman. 

O fato também foi constatado pelo Observatório da FIESC, que divulgou um relatório do IBGE mostrando aumento de 11,1% na produção industrial de Santa Catarina, entre novembro de 2019 e novembro de 2020. Dos 12 setores analisados, 11 tiveram melhora na produção, sendo que o destaque foi o setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

Neste contexto, a formação técnica ajuda a abrir portas. Diego Adriano da Silva é um exemplo, ele trabalhava como eletricista industrial antes de se tornar aluno do SENAI Rio do Sul. “Minha formação técnica foi em Eletromecânica e depois em Automação Industrial. Tudo o que eu aprendia, implementava nas empresas que trabalhava. O Senai é referência em todo país, pois a qualidade do ensino é reconhecida pela própria indústria. Os professores são ótimos, têm experiência na indústria e usam uma didática de fácil compreensão”, ressaltou. 

Ele afirma que os cursos, além de abrirem um leque de possibilidades no mercado, também orientam como agir na indústria, como se comunicar, inclusive incentivando o empreendedorismo. “Eu poderia ser o melhor eletricista industrial, mas sem a formação técnica não teria acesso às oportunidades que surgiram. Por isso é grande minha gratidão, não só pelo que conquistei profissionalmente, mas também pela pessoa que sou hoje”.

Atualmente Diego atua em uma indústria de fabricação de papel e celulose, mas já está dando os primeiros passos como autônomo e pensa em fazer faculdade de Engenharia da Automação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Em se tratando de economia, qual sua perspectiva para o pós pandemia?

61.1%
23.4%
15.5%
Grupo no WhatsApp - Clique Aqui
Nos chame no 47 98865-5720 informando sua cidade
Atualizações diárias